Pedra Furada
A região entre Pêro Pinheiro, Granja dos Serrões , Maceira, Pedra Furada e Negrais é uma zona de elevado valor patrimonial, geológico e ambiental, em que se podem observar formações rochosas muito curiosas, esculpidas pelo tempo e pela erosão causada pelos agentes atmosféricos (lapiás). É também importante pelo valor comercial das rochas ornamentais aí extraídas.
O campo de Lapiás da Granja dos Serrões é um geomonumento, classificado.
Aqui para além dos blocos de calcáreo do cretácico, com rudistas do Cenomaniano superior, podemos observar inúmeras espécies vegetais que ocupam todos os nichos disponíveis. As heras (Hedera helix ...) são únicas no abraço que exercem sobre os blocos.
Os lápias são formações geológicas que atingiram uma forma bastante característica, como resultado da erosão química do calcário pelas águas pluviais aciduladas pelo dióxido de carbono atmosférico, ou seja, pelas águas gasocarbónicas. O Campo de Lápias da Granja dos Serrões iniciou todo este processo há mais de 70 milhões de anos.
A acção das águas como agente físico-químico modelador dos calcários origina uma diversidade de formas de relevo características a que no seu conjunto chamamos relevo ou modelado cársico. De entre essas formas destacam-se, a nível superficial, os campos de lapias e as dolinas. A nível subterrâneo destacam-se os algares: aberturas naturais verticais, por vezes com dezenas de metros e que por vezes se desenvolvem em profundidade por sistemas de galerias, salas e poços que, no seu conjunto, formam aquilo a que chamamos grutas.