Leitão assado à moda de Negrais

A tradição de assar leitão em Negrais, remonta ao final do século XIX. Na altura, com as vendas a serem realizadas principalmente nas feiras do concelho, o número de clientes foi sempre aumentando, o que levou a que surgissem mais assadores de leitão, contribuindo para a expansão do negócio e para enraizar o leitão nas suas origens regionais. Nesta altura as balanças ainda não eram utilizadas e o preço dependia não só da quantidade comprada, mas também da capacidade de regatear do cliente.

Após alguns anos, o produto começou a ser transportado até Lisboa, utilizando a linha ferroviária do Oeste, sendo acondicionado em cestos de vime e tecido branco de algodão de forma a ser distribuído em diversos restaurantes.

O método de assadura tradicional em forno a lenha foi transmitido continuamente de pais para filhos, tendo as instalações e os materiais utilizados evoluído de forma a corresponder à elevada procura.

Hoje, esta iguaria ainda existe, com o processo e ingredientes fiéis à receita original.

E o leitão assado de Negrais, leva esta localidade, a Freguesia e o concelho de Sintra, a todo o lado, onde se gosta de comer bem.