Mês de abril - prevenção dos maus Tratos na Infância e Juventude

As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens aderem, anualmente, à Campanha do Laço Azul. Esta, iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos aos seus netos. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

O Mês da Prevenção dos Maus Tratos, Apenas o coração pode bater Abril 2020, tal como nos anos anteriores, a CPCJ ’s de Sintra Ocidental pretende promover, de 1 a 30 de abril, várias iniciativas on-line com o objetivo da promoção dos direitos das crianças, sensibilizando a população para a problemática dos maus tratos, tendo como objetivo informar, sensibilizar a comunidade e dar visibilidade às boas práticas dinamizadas pelas entidades com competência em matéria de infância e juventude. A par mantemos como desafio a reflexão Serei o que me deres … Que seja amor, lema da campanha nacional.

A União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, entidade parceira nestas inicitivas, devido à situação atual de pandemia não irá promover a habitual Feira dos Afetos, mas apela a que cada cidadão, à sua maneira e possibilidade, respeite e lembre os direitos das Crianças.