Fundação AC Santos

A Freguesia de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar no âmbito do seu trabalho de intervenção psicossocial assume o combate à pobreza, exclusão, precariedade e vulnerabilidade social como um desígnio, sendo imperioso corrigir as assimetrias causadas.

Para tal, acorre de imediato às situações que lhe são sinalizadas, e de forma imperativa implementa e/ou concebe novos modelos de intervenção e/ou reafirma respostas sociais, assentes na conjugação de esforços da rede institucional existente na Freguesia.

Conseguindo-se assim promover a inclusão social, através da participação direta das pessoas envolvendo-as e corresponsabilizando-as na prossecução do seu projeto de vida, ao mesmo tempo que se lhes confere autonomia e se potencia a respetiva inserção.

Todo este projeto de apoio e de desenvolvimento comunitário parte das necessidades sentidas pela população, não se consubstanciando apenas na doação de géneros alimentares.

Este processo dinâmico de intervenção social tem sido mais profícuo desde que se estabeleceu a parceria com a Fundação ACSantos no ano de 2015, minimizando as dificuldades das pessoas e/ou famílias mais carenciadas, suprindo as necessidades básicas de alimentação.

Esta “ponte” criada, tem permitido encetar novas reformas que promovem a solidariedade, fomentam a equidade e reforçam a coesão social.

Podemos assim afirmar que nestes últimos três anos, através do apoio da Fundação, conseguimos entregar 1620 cabazes, correspondendo a um total de 2373 pessoas, sendo que destas 677 são crianças e 225 são idosos.

A concertação de esforços com base no trabalho de parceria entre a Autarquia e a Fundação ACSantos, tem permitido atenuar situações de pobreza e exclusão e em simultâneo promovido o desenvolvimento social local, justificando-se a sua continuidade.